Titanic: o fim de uma era

Titanic: o fim de uma era

 

Samara Lima

Quando falamos no Titanic, logo nos vem à mente, o filme de 1997, do cineasta, James Cameron. Mas será que o Titanic é apenas a representação de um filme? A história do navio é muito mais detalhada e triste que a produção cinematográfica. O Titanic foi um transatlântico construído para ser o maior do mundo, ele pertencia à companhia de transporte Marinho do Reino Unido, White Star Line. O começo do século XX trouxe mudanças significativas para os transportes marinhos, e o Titanic era a representação da nova era. Chamado de o insubmergível, ele ficou lembrado na história por seu terrível naufrágio.

O navio saiu de Southampton, Reino Unido, em 10 de abril de 1912 com destino a Nova Iorque, era sua viagem inaugural. No meio do trajeto, cinco dias após o início da viagem, colidiu com um “iceberg” e naufragou nas águas gélidas do atlântico norte. Mais de 1500 pessoas morreram, e apenas um terço delas foram resgatadas com vida. Dois inquéritos foram abertos para investigar as prováveis causas do desastre, um, no congresso britânico, e outro no americano.

A White Star Line estava muito segura de seus novos navios, além do Titanic tinha o Olympic, e o Gigantic, que posteriormente, foi rebatizado de Britannic. O transatlântico tinha mais de duas mil pessoas a bordo e botes salva-vidas para apenas metade dos passageiros. Além disso, a tripulação não dispunha de treinamento adequado para eventuais naufrágios. O capitão Smith tinha recebido mensagens de outros navios, alertando-o sobre a incidência de icebergs, porém, Smith, pediu para aumentar a velocidade, assim, “sairiam mais rápido da zona de perigo”. A maioria das pessoas mortas, foram da terceira classe. Havia um portão separando-os da primeira e segunda classe. Quando o naufrágio começou, o Titanic emitiu alertas e fogos de artifícios sinalizadores para embarcações mais próximas. O cargueiro SS Californian, viu as luzes, mas de acordo com a tripulação, não entenderam o seu significado e acabaram não prestando assistência.

 

Ao final, a colisão aconteceu às 23h40 no horário local, e o Titanic submergiu totalmente na madrugada de 02h20. Três horas depois o RMS Carpathia chegou ao local para socorrer pouco mais de 700 pessoas. Estavam assustadas e desesperadas em pequenos botes salva-vidas. Os sobreviventes chegaram em Nova Iorque dia 18 de abril. Todos queriam saber quem morrera ou sobrevivera ao naufrágio. A White Star Line, contratou o CS Mackay-Bennett que se encontrava em Halifax, Nova Escócia para fazer os resgates dos corpos. O Mackay- Bennet realizou as buscas em 17 de abril de 1912 e em 13 dias resgatou 306 cadáveres, incluindo o do multimilionário John Jacob Astor e o corpo de Wallace Hartley, diretor da orquestra do Titanic. Chegou ao porto de Halifax na manhã de 30 de abril com 190 corpos, pois, ao decorrer do resgate, devolveram ao mar 116 cadáveres em avançado estado de decomposição.

 

O mais revoltante é que a companhia White Star Line não pagou indenização às vítimas do Titanic. Foram contratados advogados que usaram de artimanhas na lei para comprovar que o incidente não poderia ter sido evitado. Isentando de culpa seus responsáveis. Se não fosse por associações organizadas para arrecadação de doações às vítimas do Titanic, as pessoas ficariam na penúria. Esse foi o fim do Titanic, o fundo do mar, outrora conhecido como o insubmergível.

@samarinha.123

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