Maria: cinco letras, apenas

Maria: cinco letras, apenas

Eugênia Câmara

MARIA, nome de virgem, mãe, santa.

Segundo o dicionário de nomes próprios, Maria pode ter se originado do hebraico Myriam, que significa senhora soberana ou vidente, ou também, do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente pureza, virtude.

Que toda a Maria nasceu virgem, isso é certo. Nem todas serão mães. E santas… muitas estão longe disso. É o caso da Maria Madalena, tida como prostituta de acordo com a Bíblia.

Independente do que cada Maria seja, costuma andar acompanhada e, se andar sozinha, desconfie. Brigou com o mundo ou não quer se comprometer.

Maria Anunciação, Ascensão, Encarnação. Maria da Circuncisão, da Transfiguração e das Necessidades. Maria das Virgens, do Alívio, do Ó, do Reclamador de Jesus, do Resgate, do Terço e do Socorro. Maria dos Finados Santos e dos Prazeres.

Sem querer afirmar, categoricamente, mas há uma grande probabilidade que essas mulheres, amem a simples Maria.

Existe, também, aquela Maria que segue acompanhada da Cristina, Helena, Eduarda entre outras tantas, como Eugênia, por exemplo. No caso, eu.

Confesso, sem querer injuriar nenhuma Maria, que não é um nome que eu tenha muita simpatia, principalmente quando pronunciado como filha única. Acompanhada de sua companheira, até fica bonita. Diferente, até.

Quando posso optar, digo, de forma simplória, que me chamem apenas de Eugênia. Ou, para aqueles que gostam de nome composto, Maria Eugênia.

Nunca, mas nunca mesmo, apenas Maria. Confesso que quando assim me chamam, faço uma audição seletiva. Não tendo alternativa, ou ninguém mais se manifestando, levanto a mão.

Mas uma coisa não podemos negar, o nome Maria tem a sua tradição familiar. Acho até que está no DNA pois é transmitido de mãe para filha e assim sucessivamente.

É o meu caso. Maria Thereza, Maria Eugênia e Gaia Maria (filha de quatro patas). Mas detalhe importantíssimo: o nome Maria acrescido ao Gaia, foi ideia da minha filha, que não tem Maria no nome.

@mecalves

18980cookie-checkMaria: cinco letras, apenas

1 comentário em “Maria: cinco letras, apenas

  1. Antes de ser uma pessoa mal criada deixando o mesmo recado para todos os crônistas, vá fazer algo de útil nessa vida medíocre que acredito que vivas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.