Agora Sapiens

Por Eugênia Câmara

Resenha

Escrever uma resenha é um ato acadêmico, mecânico e frio. Sua leitura, se muito longa, torna-se chata e muito curta, perde-se alguns focos da proposta. Além do que, deve-se ater ao modelo exigido por aqueles que solicitam e cumprir com a expectativa do leitor.

Para amenizar essa situação, poderemos apresentar a crônica resenha, onde se compila em curtas frases o filme, musica, livro, peça de teatro, bula de remédio, receita de bolo, redação escolar ou indicação “modo de usar”.

Ciente disso, e conhecendo a autora do livro AGORA SAPIENS, – CAMILA MOSSI, – publicado pela editora PENAX, Guaratinguetá, 2018, onde apresenta 39 crônicas, acredito que gostará muito mais dessa resenha não clássica.

Sempre com sua percepção aguçada da sociedade e dos relacionamentos, a autora consegue nos fazer sorrir de situações, que por si só, poderiam atordoar. Com pitadas de Nelson Rodrigues, ela explora o óbvio não dito, não falado e não escrito como no caso da crônica PAIXÕES E GRAMATICA DE DOMINGO A NOITE, onde pontua, com maestria, a desavença de um casal num domingo à noite.

Já a crônica SEXOLOGICAMENTE FALANDO, a frase pontual é: Ninguém estuda porque é bonzinho, o que nos leva a pensar sobre isso.

Na (DES) EVOLUÇÃO, ela leva o leitor ao limite quando apresenta como crônica o filme O planeta dos Macacos. Nela, a autora enfatiza que a cultura é deveras importante e com isso poupa os livros de irem para a fogueia,

No ENGAVETAMENTO, a autora escreve a seguinte frase: “Nada no universo se conforma tão bem quanto o ser humano.” Mal sabia ela, quando escreveu essa crônica, que talvez o ser humano não se conforme tanto assim diante de um imprevisto.

A crônica, DE PENSAMENTOS E GLÓBULOS BRANCOS traz na sátira sutil a verdade filosófica do homem ser uma ilha e quando diz ser triste precisarmos de amigos, e que devemos escolhe-los, demonstra uma verdade que poucos conseguem admitir.

E, para finalizar, essa resenha/não resenha, não podemos deixar de citar AMOR PERFEITO, onde a autora termina seu livro de forma doce, deixando todo o seu sarcasmo, incredibilidade com a vida e as pessoas e passa a apoderar-se de algo escondido a sete chaves: o amor. Aqui ela declara todo seu amor pela mãe, que apesar de sua veia destruidora de cronista, ainda é uma romântica apaixonada pela vida e por seus amores.

.

@mecalves

4670cookie-checkAgora Sapiens

5 comentários sobre “Agora Sapiens

  1. Oi Maria Eugênia! Já comprei o livro de nossa colega. Não vejo a hora de recebê-lo e curtir e refletir com essa leitura. Tenho certeza que gerou curiosidade em todos. Sinal que escreveste muito bem! Parabéns!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.