A Rainha do Bolo

A Rainha do Bolo

Eugênia Câmara

Sabe aquele bolo fofinho, para se comer no chá da tarde, ou com um cafezinho recém passado? Só de imaginar já dá água na boca, certo? Então vejamos como fazê-lo em cinco lições:

1) Compre um bolo pré pronto, daqueles de caixinha que irá facilitar a sua vida, acredite;

2) Três ou quatro ovos – vai depender das instruções no verso da caixinha com os ingredientes do bolo;

3) Leite – importante ter uma xícara a mão pois a medida é o tamanho dela. Ah, mas e se só tivermos canecas, daquelas de brinde ou timbradas com a declaração de amor dos filhos? Bem, aí, vai-se de olhômetro;

4) Manteiga ou margarina para untar a forma e a última etapa, mas não menos importante, aliás, a mais importante:

5) Me chamar para fazer o bolo. Tarããããã…

Os céticos arregalarão os olhos, os crentes começarão a rezar e os chegadinhos com os santos, acreditarão em milagres, afinal, um bolo de caixinhas não tem como dar errado. Será?

Vamos lá, então para a preparação:

Primeiramente abro a caixinha com a mistura do bolo e coloco num prato fundo. Acho que já posso colocar direto no prato da batedeira. Certo, de posse do prato, despejo a farinha. Hora de colocar os três ovos conforme a receita. Ovo número um. Inteiro e perfeito. Beleza. Segundo ovo – tomara que esteja bom também, afinal estão há tempos no refrigerador. Deu certo. Para o último ovo cruzo os dedos para que não esteja estragado e eu tenha que colocar fora a receita. Perfeito. Ufa, dei sorte.

Mexer lentamente os ovos nessa farinha e acrescentar o leite lentamente sempre mexendo – diz a receita. Resolvo colocar já na batedeira para ir mais rápido. Voa farinha para tudo que é lado. Afff…. Desligo a batedeira e resolvo mexer a mistura com uma colher. Já comecei a pegar ranço do bolo.

Coloco o leite e, novamente tento a batedeira. Agora espirra leite pela cozinha toda. Desisto de usar esse objeto que só me fez sujar a cozinha. Sim, a culpa é dela e não minha, afinal estou tentando fazer um bolo com toda a calma do mundo.

A essas alturas, e já sem paciência, coloco a caneca toda de leite. Acho que a massa ficou um pouco mole demais. – Ah, mas depois de assar vai ficar fofinho, penso.

Finalmente, coloco a massa do bolo na assadeira, devidamente untada e tudo vai ao forno. Ligo o forno em cento e oitenta graus e espero quarenta minutos.

Após trinta minutos, abro o forno para espetar um palitinho no bolo para verificar se está cozido. O palito sai molhado. Mais uma espera.

Cinquenta minutos e nada do palito sair seco. Sessenta minutos e a parte de cima do bolo já está queimada e o palito molhado. Acho que tem alguma coisa errada com esse bolo, penso.

Depois de desenformado, corto uma fatia e… deliciosamente abatumado.

Esqueceram de dizer a quem me convidou para fazer um bolo: fui coroada “A Rainha do bolo abatumado”, título atribuído pela família. Até a próxima. KKKK

@mecalves

20240cookie-checkA Rainha do Bolo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.