A DERROCADA DO INFERNINHO.

A DERROCADA DO INFERNINHO.

Antônio Pimentel

Há bom tempo, li que a boate Barbarella fechou as portas, depois de 44 anos de agito. Copacabana perdeu um animado ponto de encontros, um baluarte da night assanhada. Há anos, trabalhando no Rio e hospedado no Plaza Copacabana, na Avenida Princesa Isabel, quase esquina com a Rua Ministro Viveiros Castro, endereço da boate, visitei Barbarella, apresentada por um amigo como um inferninho. Fiz visita comedida, com bebidas e observações. Não abracei capeta de qualquer espécie. Capetas que lotavam a casa infernal e saracoteavam alegres.

Voltei para o hotel e fui acometido de severa amnésia. Até hoje não sei como saí da boate, caminhei poucos metros e amanheci na minha cama, sozinho e em paz, é bom destacar. Acho que bebi demais. Revelação que pode provocar em mentes poluídas brincadeiras com perigosos ditos populares. Insisto: fui e voltei ileso. Uma boa e leve empreitada. Uma incursão pacífica pelos domínios do tinhoso.

Guardo a lembrança da minha chegada ao famoso inferninho. Sua pequena porta de entrada, que, após ser ultrapassada, revelou um salão amplo e lotado de homens, mulheres, gays, travestis, um mundo diverso e dançante. Visão inesquecível. Mineiro um tanto capiau, confesso que fiquei cabreiro. Escorado no balcão, tomei caipirinhas e observei a fauna. Tudo relax e recatado. Onde estive muita gente esteve. Os integrantes da banda U2, Clóvis Bornay, Cazuza, Tim Maia, uma galera. Barbarella era endereço badalado.

Por que inferninho? Os dicionários dizem que é denominação de “certas boates menos refinadas”, “geralmente mal frequentadas”. Alguns apelam e sapecam “puteiro e lugar de orgias.” Imprecisão e prejulgamento. Certas? Menos refinadas? Mal frequentadas? Orgias? Isso não diz nada. Pior: exala preconceito. Boates, todas elas, não são lugares de refinamento, sutileza, apuro ou qualquer coisa nessa linha. Não são franquias da Socila. São lugares de farra. Particularmente, não gosto de boates. Visitei três por curiosidade. A citada Barbarella; outra em Goiânia, ampla, arrumada, com moças dançando peladas no cano; e a terceira em BH, uma furreca, mal-ajambrada, para onde fui levado por amigos… Da onça! Nas três ocasiões, não me senti da casa e fui embora.

Um parêntese, uma informação estética e cultural. Na época de Barbarella, eu viajava muito pelo Brasil. Viajante gosta de trocar impressões. Não sou do Ibope, mas fiz uma enquete relevante com muitos companheiros de estrada. Qual a capital brasileira que concentrava mais mulher bonita? Goiânia venceu. Fica o registro. Belo Horizonte ficou em segundo lugar. E não me acusem de parcialidade! Fiz uma investigação isenta.

Volto ao inferninho, denominação jocosa e debochada. Um lugar esquentado, mas sem pecado. Bem frequentado, mas longe de anjos solenes, comportadinhos e recatados. Uma pequena sucursal do inferno, um puxadinho dos domínios de Belzebu, sem choro e ranger de dentes. Uma concessão satânica ao convívio prazeroso e sem amarras. O demo cedeu a marca, mas nunca atuou na gestão do negócio. Taí a verdadeira gênese do inferninho, que sempre honrou o delicado diminuitivo. Confusões? Todo lugar tem. Atire a primeira pedra…

O certo é que o fim de Barbarella foi notícia triste. Os donos, em nota oficial, agradeceram aos colaboradores e clientes, e apontaram a pandemia do coronavírus como causadora do fechamento. É motivo importante, uma pá de cal em muitos negócios, mas eu aponto outro vilão nessa história: o tal mundo virtual, a vida on-line. Hoje, namoros, encontros sexuais e bate-papos estão sendo tocados na internet, com redes sociais e serviços remotos. Estamos perdendo contatos presenciais e convivências. Quem vai ao inferninho, se tem o capeta ao alcance das mãos, de toques no teclado? Essas facilidades estão matando o flerte, o namoro, a pegação, aproximações ao vivo. Os inferninhos decaem nessa vibe.

Resta-nos a bela Barbarella do cinema, inspiração da finada casa carioca. Uma sedutora viajante do espaço, que, no século 41, busca defender nossa galáxia de um malvado cientista. É a linda Jane Fonda em ação, dirigida por Roger Vadim, um homem de grandes filmes e romances com belas mulheres, incluindo a própria Jane Fonda e Brigitte Bardot. Não era um amador da paquera. Mas isso é outra história.

A derrocada do inferninho não é bom sinal. É empobrecimento relacional. Distanciamento social, sem corona vírus. Lembro-me da galera saracoteando na pista. Boa gente. Bom lugar. O resto é silêncio, bem observou o moribundo e solitário príncipe dinamarquês. Ou amnésia seletiva.

@antoniopimentelbh

10/09/23

 

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