Será isso tudo?
Será isso tudo?
Eugênia Câmara
Sempre tentei imaginar como seria levar uma vida nababesca. Será que se eu estalasse o dedo surgiram centenas de serviçais me perguntando o que eu queria? Me serviriam café na cama diariamente? Me preparariam um banho com sais? Tantas dúvidas e nenhuma certeza. Afinal, levanto e preparo meu café diariamente, não tenho serviçais – a não ser uma faxineira uma vez por mês –, e meu banheiro só tem chuveiro. E elétrico, ainda! Se faltar luz, não tomo banho, ou tomo com água fria.
E assim levava, e levo minha vida, até ver, por acaso, no Instagram, um vídeo com a Fátima Scarpa e seu irmão, Conde Francisco Scarpa. A conta é intitulada Pílulas da Fafá. Nesse canal ela sozinha, e algumas vezes com seu irmão, tenta dar aulas de etiquetas para as incautas que param para escutá-los, como eu por exemplo.
Num desses vídeos, Fafá entra na frente numa sala. Nesse momento, o Conde aparece por trás e diz:
– Não, não, não, Fafá! O homem entra na frente para conduzir a mulher!
Caí de quatro. O que é isso? Minha mãe sempre me educou dizendo que as damas vão na frente, além de ser puro machismo. Sei não sobre essa dica. Na verdade, não gostei.
Em outro vídeo, tentam nos ensinar a não deixar a roupa embolada. Isso minha mãe também sempre dizia, além da lembrança de nunca deixar a toalha molhada em cima da cama. Se esquecesse e molhasse o lençol, o azar seria meu, porque ela não iria trocá-lo.
E, para citar apenas mais uma pérola da Fafá, ops, é Pílula da Fafá, devemos comer a sobremesa saboreando-a e, quando terminar, colocamos a colher no prato. Mas nunca, nunca mesmo, sob pena de heresia, colocar a colher na boca – e ficarmos com ela- para ver se ainda resta um saborzinho. Nada demais. Quando fazíamos isso Dona Maria Thereza nos perguntava se íamos comer a colher também, e terminava dizendo que se fizéssemos isso na casa de outra pessoa, ela diria que não éramos filhos dela. Ela nem sabia quem eram. Então, com isso e de forma maternal também nos dava pílulas de mamãe.
Acho que Dona Maria Thereza, se viva fosse, faria maior sucesso no Instagram e, quem sabe, desbancaria as Pílulas da Fafá com as Pérolas da Tetê?
@mecalves