Os Detonautas e a Política
Os Detonautas
“O indiferente não se importa, ele só quer poder/ Fará o possível e impossível pra sobreviver/ Como um inseto pestilento em reprodução/ Fatia o bolo entre a família sem preocupação.”
Em julho de 2020, Tico Santa Cruz do Detonautas, postou a música Carta ao Futuro, que traz esses versos. Ele teve Mais de 100 mil visualizações em poucas horas. Existia ali um público do Detonautas, interessado em política e questões sociais.
Essa canção é uma das faixas do recém-lançado Álbum Laranja – outros sete singles foram lançados ao longo de um ano e outras duas canções inéditas, além de uma versão acústica de Carta ao Futuro.
O governo de Jair Bolsonaro e seus apoiadores são alvos em algumas canções, como Kit Gay, que fala em “soldado do mito” e “guardião do Capitão”; e em Micheque, que aborda o caso das movimentações suspeitas na conta do ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, que trariam depósitos para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na faixa Roqueiro Reaça, a banda critica adeptos do gênero que apoiam valores autoritários.
O Álbum Laranja, pelo tema, acabou se impondo a esse lançamento. É um disco de crônicas sociais e políticas.
Tico Compôs um disco inteiro, que será lançado no final deste semestre. Entendeu que existia um caminho, uma abordagem mais política e social.
Raul T.