Itaara
Itaara
Eugênia Câmara
Falar de uma cidade como Itaara é adentrar num mundo diferente e inimaginável. Apesar de possuir apenas cinco mil habitantes, é inesquecível para quem a visita.
Detentora de um Museu Internacional de Ufologia, considerado o primeiro e único da América Latina, é frequentada por alunos, curiosos e famosos. Lá está o traje espacial doado pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes. Curiosidade: Marcos Pontes fez questão de entregar pessoalmente seu traje ao criador do museu. Para os apreciadores, se quiserem fazer uma viagem para lá de espacial, poderão acessar o link 01.
Seguimos nosso passeio visitando a Cervejaria Zagaia para apreciar uma cervejinha estupidamente gelada. Ela, além de uma variedade de cervejas, também oferece ao cliente caminhadas e passeios pela área rural com direito a banho de cachoeira. Ao final do percurso, o visitante poderá apreciar o pôr do sol de tirar o fôlego degustando a Lobisomem do Perau. Dizem, que depois de beber essa cerveja, por ser mais encorpada e com alto teor alcoólico, o vivente pode se tornar um lobisomem. Para quem se interessar poderá acessar o Instagram: (02)
Caso não se queira passeio ao ar livre, pode-se fazer uma bela refeição ou um café da tarde no Parador 158. Esse restaurante e PUB foi idealizado por um casal de advogados que resolveram ousar juntando a visão motoqueira com a simplicidade rural. Sua decoração diferenciada – uma motocicleta dependurada no teto por exemplo –, aguça a curiosidade de quem transita pela estrada Itaara. Ficou interessado? Então passeie pelo local pelo link. (03)
Para aqueles que estiverem em busca de uma descoberta interior, poderão visitar a aldeia indígena Nação Tutumbaiê onde cultuam o uso do Santo Daime. Quem tiver interesse poderá assistir ao vídeo feito por eles, com uma belíssima música (04), ou ainda, se quiser saber mais sobre essa experiência, poderá acessar o link (05)
Para quem tiver interesse, vale a pena conhecer o Cemitério Israelita de Philippson, considerado um marco histórico da colonização israelita no RS. Em 1904 ali se estabeleceu a primeira colônia judaica do Rio Grande do Sul, denominada Philippson, com 38 famílias vindas da Bessarábia, região situada entre a Romênia e o Império Russo.
Gostou? Então venha conhecer Itaara. Ainda tem várias outras surpresas que irão adorar.
1) https://www.museufo.org.br/
2) https://www.instagram.com/zagaiabeer/
3) https://www.facebook.com/parador158/
4) https://www.youtube.com/watch?v=uDNYkIR3tEA
5) https://www.youtube.com/watch?v=cnQGUzEUPAg
6) http://www.ipatrimonio.org/itaara-cemiterio-israelita-de-philippson/#!/map=38329&loc=-29.538426999999984,-53.76527199999999,17
@mecalves
Bela narrativa, realmente parece que passeei pela cidade 🥰