FIADOS na esquina do CÉU com o INFERNO
Foto de Ely Freitas
Entrevista de Geórgia Alves – parte 1
Eury Donavio é nascido na cidade de Floresta do Navio. Sertão pernambucano. Desde menino se assentou no Recife, e enquanto estudante do colégio São Bento, que fica mesmo é em Olinda, fez de seu grande projeto de vida objeto de um método. Formado em Engenharia, Eurycomeçou colecionando frases, expressões que ouvia na infância e é difícil encontrar parelha para o povo nordestino em matéria de ditado popular, frase de efeito e oração recheada de sabedoria. Entre as melhores que encontrei no livro, há esta a “la Raskonikov”, bem dostoievskiana: “Na terra, só existe castigo pra quem é descoberto, e ninguém vai pro inferno porque matou o cão” (DONAVIO, Eury, pág. 94).
O livro foi publicado pela Editora Coqueiro, comandado por uma livreira bastante conhecida do litoral ao sertão, em Pernambuco, Aninha Ferraz. Aliás, Ferraz e outros sobrenomes sertanejos são bastante conhecidos em todo o Nordeste por grandes atuações, grandes feitos e também grandes disputas e pelejas que se arrastaram por gerações e gerações. Um pouco do cenário que iremos encontrar em “Fiados na esquina do céu com o inferno”. A história desta personagem que conhecemos pela graça de Matador, e que vai enfrentar purgatórios, infernos, céus e outros sertões mais, da geografia mesma e do universo do fantástico, para cumprir sua sina. Ou seria uma missão, dado que, agora lembrei de Virgulino Ferreira, o Lampião, que como Matador bem empunhava uma parabello, arma de origem alemã, para ter certeza de que seu destino se cumpriria com eficácia. E nem ele pode eliminar de próprio punho seus grandes inimigos. Segue a entrevista com Eury, que agora celebra o feito de um ano de livro lançado, com direito a dois prêmios, menção honrosa pela União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro (Prêmio Aluísio Azevedo, categoria Romance) e vencedor do Prêmio Álvaro Maia, melhor romance ou novela do Prêmio Literário Cidade de Manaus 2019.
A entrevista foi concedida aos três meses de lançamento do livro, ainda no período de isolamento social, da terrível experiência que vivemos com a pandemia.
Com todas as confusões entre sentimentos do que é de deus ou do diabo, Eury fala sobre o romance, respondendo a sete perguntas…
. @georgia.alves1