Memórias inesquecíveis
Memórias inesquecíveis
Eugênia Câmara
Como muito já falei e escrevi, a vida é feita de momentos, quiçá, instantes. Se olharmos para trás, depois de uma certa idade, nossa vida vai parecer um filme no qual o vemos de trás para frente. Mas, às vezes, isso é o menos importante, porque o que realmente interessa são os sentimentos que vem junto com as lembranças.
Relato tudo isso, por um simples motivo. Retornei aos bancos universitários.
Aos 62 anos de idade e depois de adentrar no mundo da escrita, textos, crônicas, palavras e contextos, decidi que estava na hora de me aprofundar nessa área. Após passar pelos ensinamentos da Metamorfose e da Santa Sede, resolvi ir em busca de mais conhecimento nessa área e me inscrevi, mediante diploma de curso superior, no curso de Escrita Criativa – tecnólogo- oferecido pela PUCRS.
Aceito meu pedido, fui até a PUCRS para efetuar minha matrícula, já que era reingresso e estava tendo dificuldade em ajustar as matérias e, pasmem! Quando chego lá, fico sabendo que o curso é ministrado no prédio 09 da PUC.
Nesse instante, bateu forte aquele saudosismo de quarenta anos atrás. Está certo que o prédio sofreu grandes transformações, mas o local é o mesmo e os sentimentos daquela jovem, então com vinte e um, vinte e dois anos, voltaram em fração de segundos.
Lembrei dos colegas, das provas, dos professores, do local onde era o bar, da secretaria e do local onde as notas eram afixadas. Nesse instante, mil pensamentos assolaram minha mente. Como num fluxo de consciência, recordei de chegar correndo para as aulas a noite pois trabalhava durante o dia, de muitas vezes virar a noite acordada estudando por falta de tempo, dos professores que exigiam muito dos alunos, dos namoros e dos sonhos. E, por fim, do dia da formatura em Direito no dia 27 de dezembro de 1986.
Se me dissessem, a quarenta anos atrás, que eu voltaria a frequentar um curso que seria ministrado no inesquecível prédio 09 da PUCRS, juro que diria à pessoa que ela estava delirando. Só que não, como dizem.
É, a vida é estranha e nos leva por caminhos inimagináveis, e então, aqui estou eu diante do meu notebook, esperando pela aula começar no prédio 09 da PUCRS, onde tudo começou!
@mecalves