Mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!

Mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!

Samara Lima

Tim Maia, é um dos cantores mais notáveis e emblemáticos do Brasil, sua voz potente, tem um destaque marcante no soul e funk brasileiro. Com uma trajetória musical complexa, o cantor, não apenas marcou presença com suas músicas, mas também com seu temperamento colérico. Esse livro, escrito por seu amigo Nelson Motta, que além de jornalista é produtor musical, trás um cenário importante da música brasileira. Desde criança a música esteve presente na vida Tim, e com ele o sonho de se tornar presença no cenário musical. A Bossa Nova, estilo musical da zona sul, desanimou Tim, que aos 16 anos partiu para Morar nos Estados Unidos, foi lá que ele foi introduzido ao mundo das drogas, experimentou maconha, que a batizou de baurete, e também cocaína, não parou mais. Também nessa época sofreu muito preconceito por ser negro.

Ao voltar para o Brasil, já que saiu dos Estados Unidos praticamente expulso, encontrou um cenário bastante diferente, no lugar da Bossa Nova, surgiu a jovem guarda, com seu estilo juvenil e característico da época. Mesmo assim ,Tim não se enquadrava naquele padrão, mas foi no final dessa época que surgiu uma de suas músicas mais famosas, Azul da cor do mar. Com isso sua carreira musical começou e consequentemente os escândalos envolvendo seu nome e sua banda.

Os sucessos se sucediam, e as crises tanto financeiras quanto amorosas também, Tim faltava muitos a shows e com isso foi ganhando mal fama. A medida que o tempo passava suas músicas mudavam, e as canções de cornologia ganhavam mais adeptos. Ele criou músicas dançantes, como Descobridor do sete mares e Não quero dinheiro, e românticas atemporais, como Me dê motivo e Gostava tanto de você. Amo biografias e não poderia perder esse clássico, desse cantor negro, que marcou gerações e até hoje suas músicas tocam no rádio.

 

@samarinha.123

20840cookie-checkMais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.