Vá e Veja
Resenha por Selma Pugliesi
Filme : Vá e Veja
Ano 1985
Direção: Elem Klimov
Vá e Veja é um filme pungente, que narra os horrores da Segunda Guerra Mundial durante ocupação em uma aldeia Bielorussa.
O início mostra um adolescente, Florya, que encontra uma arma e decide se juntar ao movimento da resistência. Durante um bombardeio que lhe estoura os tímpanos, Florya é apartado desse grupo e decide retornar para casa, quando chegando na morada de sua mãe e irmãs, não encontra ninguém. A partir desse instante, os horrores da guerra se sucedem.
De narrativa densa, levada ao extremo da selvageria por parte dos nazistas, emerge a morte psíquica e o sofrimento daquele adolescente de olhos brilhantes, cheios de esperança para lutar com seu povo e resistir aos horrores praticados pelos nazistas.
Diante de um realismo arrebatador, o filme nos mostra do que a humanidade é capaz em tempos de Guerra. Interessante observar que nos momentos de profunda dor, o Diretor faz de Lacrimosa a trilha sonora, paralisando o telespectador numa espécie de transe. ( Hitler sabia o que a música era capaz de despertar nos sentimentos e a utilizava nos campos de concentração, conhecia o poder que ela exerce na alma humana, na aceitação daquela condição ) A música utilizada como ponte entre medo e fascínio, que conduz à apatia.
Durante a narrativa, os arquétipos femininos são dilacerados: A mãe, a nutriz, a mulher idosa e todos os símbolos da grande mãe, a terra. Nazistas como filhos degenerados, no seu mais elevado grau de psicopatia, a destroem com aquele prazer dos sádicos. Assim como no filme Bastardos Inglórios, houve resposta. Houve revolta e contra-ataque por parte da resistência.
Ao contrário dos filmes de Guerra Americanos, aqui não temos um único herói. O herói aqui é o coletivo , a luta, a resistência, a revolução. Numa fotografia de realismo extremo e em nome desses valores, a narrativa é construída.
O filme nos mostra que aniquilar Hitler de nada adiantaria. A questão não é acabar com Hitler. A problemática maior é o povo que projeta suas sombras nesse tipo de líder, que legitima a selvageria, a crueldade sem limites. Essa é a questão que, ao final, o Diretor nos faz refletir.
Vale muito! Uma obra de arte, Venha e Veja! ( tradução original do Inglês ).
Ler a resenha de Selma Pugliese sobre o filme Vá e veja, deu vontade de assistir o filme novamente. Adorei.