Museu da Imigração de São Paulo
Museu da Imigração
São Paulo abraçou os imigrantes que desembarcaram as dezenas na cidade com suas famílias, em busca de uma nova vida, encontrar um lugar pra chamar de seu, esperançosos do que poderia ser ofertado pela frente de um caminhar desconhecido.
O Museu da Imigração ocupa parte das edificações da antiga hospedaria de Imigrantes, localizado no bairro do Brás.
Teve sua construção diretamente relacionada ao aumento do fluxo de Imigrantes para São Paulo a partir do século XIX.
Os quartos coletivos, apesar de abrigarem dezenas de camas, ofereciam conforto para uma noite de descanso, antes da busca por um trabalho. Era uma ilha de acolhimento no meio da cidade.
Famílias famintas, ansiosas a busca de um trabalho, unidas na dor e na luta por um lugar onde sequer imaginavam onde pudesse existir. Todos Carregavam algo em comum, um sonho. E assim alimentavam as esperanças e ideias de uma nova vida.
Um corredor imenso com paredes altas, guarda nomes impressos de muitos que ali se hospedaram.
Se você for dedicado e minucioso, pode encontrar o nome de alguém que conheça.
Como bom anfitrião que sempre foi, o Museu oferece espaço aos visitantes em seu lindo jardim, para desfrutar de um piquenique a céu aberto no entorno do gramado e das Sombras acolhedoras das árvores centenárias.
O museu mantém o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência, que disponibiliza material especializado com mais de 250 mil imagens e arquivos para busca de famílias.
Conhecer o passado ajuda saber como chegamos até aqui.
http://museudaimigracao.org.br/sobre-o-mi/o-museu
@ raultarr