Ensinamentos

Ensinamentos

Eugênia Câmara

Hoje, somente hoje, gostaria de fazer nessa simples crônica, um elogio aos meus pais.

Certamente não foram os pais mais perfeitos do mundo, mas hoje, eles são. Não me deram apenas educação, me ensinaram entre tantas coisas, a ter respeito pelo outro. E, tenho certeza, esse foi o grande diferencial e eu agradeço muito por isso.

Meu pai, apesar de ter falecido cedo, conseguiu me ensinar que toda a verdade tem três lados: a minha, a tua e a real. E nenhuma delas está errada. Errado é não admitir que a mesma história possa ser vista de outra maneira. Até hoje lembro disso. Esse foi o maior legado que ele me deixou.

Minha mãe, que também já partiu, me ensinou a ter bom senso perante a vida e, coadunando com o ensinamento do meu pai, me fez ver que devemos respeitar as diferenças, para sermos respeitados. Ela sempre dizia que admirar é salutar, mas idolatrar alguém ou algo é perigoso. Gera atrito, brigas, inimigos e, porque não, morte?! E, de uma forma cruel, mas verdadeira, me fez ver que aqueles que brigam para defender sua ideologia ou ídolo, morrem, ou começam uma guerra sem que o motivador do atrito saiba da existência do soldado obstinado.

Também aprendi que determinados assuntos devem ser evitados como religião, política e futebol. Atualmente eu incluiria mais um: opção sexual. Isso não quer dizer que sou uma ameba, sem querer ofende-las, obviamente. Significa que consigo ver cada assunto por diversos ângulos.

Por fim, só tenho que agradecer por ter sido filha deles e por me deixarem de herança essa visão diferenciada do mundo. Obrigada, pai e mãe por terem sido meus pais.

@mecalves

12960cookie-checkEnsinamentos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.