A Arte de Artemísia e as Vozes de Libertação
A Arte de Artemísia e as Vozes de Libertação.
Uma coletânea de contos humanística
Por Geórgia Alves
.
A Arte legada pela História virulenta e masculina, pautada na agressividade e na força testosterônica nos levaria a navegar em um mar de rosas? Rosas nunca deram tanques.
Quem é Artemísia? Sim, porque jamais foi apenas a extraordinária pintora que desafiou o mestre Caravaggio repensando a Dramaticidade dos mitos e parábolas pintadas à época, para além da triste história das violências que sofreu.
A escritora Adrienne Myrtes é também artista plástica brasileira. Mudou-se para São Paulo em 2001. Foi editora do site Cronópios. Nascida em Pernambuco e radicada em São Paulo, Adryenne escreve o texto de Contracapa da Antologia de Contos, Artemísias vozes de Libertação.
Quem nos”fala” ao pé do ouvido sobre a obra é um texto de Conceição Rodrigues, nascida em Arcoverde, portal do Sertão Pernambucano, radicada em Recife. As orelhas são de autoria dela, autora de “Molhada até os ossos” e “os dedos das santas costumam faiscar”, ambos da Editora Patuá com lançamento previsto para este ano de 2021.
Iaranda Barbosa, Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco, autora do romance histórico “Salomé”, responde pela organização ao lado de Amira Rose Medeiros , Denise Sintani, Edlúcia Rodrigues e Karina Oliveira. Entre as autoras dos contos estão, além das organizadoras: Claudete Bispo, Fátima Farias, Rozy Albuquerque, Sephora Christt, Suelany Ribeiro e Veruska de Albuquerque Gromann.
.
.
A publicação traz ilustrações de Marina Presbitero, Liliane Correa e Maria Cardoso. Amira Rose Medeiros, também autora e organizadora. Livro pronto esperando sua ousadia de o querer ler e atravessar, sai pelo Selo Editorial Mirada. Com a coordenação da cineasta, pesquisadora e professora Taciana Oliveira.
.…
@georgia.alves1
59790cookie-checkA Arte de Artemísia e as Vozes de Libertação
Grata ao Espaço da Cultura, exultante em participar com o Prefácio da obra. E poder aqui compartilhar informações sobre a Antologia e seu recém-lançamento. Grande abraço a todos e todas.
Artemísia, erva poderosa, atribuída à ARTEMIS: a turbulenta. É a protetora da vida feminina , a Grande Mãe. Que venha nos redimir desse mundo nefasto, dessa ordem masculina perversa. É contra essa crueldade que Artemis luta bravamente. E se encontrar a erva, pendure-a na porta de casa. Protege e purifica os lares e as almas. Aguardando o lançamento, ansiosamente.