De volta ao bar

Fotografia: Fernanda Quadros

De volta ao bar

Fernanda Cunha Quadros

Quantas histórias já nasceram das conversas em mesa de bar? Diria que muito mais do que isso. Romances que não ficaram apenas no papel, vidas compartilhadas de uma forma ou de outra, tudo nascendo ali, na mesa de bar.

Outro dia estava fazendo um tour pela capital e me dei conta de que alguns lugares que foram no passado consagrados os melhores, já não existem mais. Pois é, as pessoas migram, e por algum motivo deixam de frequentar certas localizações partindo para outras.

Bem no centro, no conhecido Largo Glênio Peres, está o charmoso Chalé da Praça XV. Reformado em 1971 após um incêndio, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Ambiente frequentado no passado por ilustres escritores, artistas, cantores e que hoje ainda embeleza o centro histórico e mantem sua função de restaurante.

Novos lugares surgem, mas existem aqueles que haja o que houver nunca deixarão de fazer parte das vidas sedentas pela boemia, e aqui esse lugar se chama Cidade Baixa.

Pode dar uma caminhada pelo bairro mais boêmio de Porto Alegre para sentir uma atmosfera diferente. Com certeza, suas ruas já viram de tudo um pouco. Pessoas cheias de talentos e criatividade circulam pelos bares, se reúnem para um simples bate papo ou até mesmo para idealizarem grandes projetos. E acreditem, existem cursos e oficinas sendo ministrados dentro dos bares. Um deles é a Santa Sede, uma oficina literária, que reúne muito mais do que pessoas que tem vontade de aprender a escrever crônicas, ela faz amigos.

E sabe aquele papo de que nem tudo é tão ruim assim? Por causa da pandemia comecei participar desta oficina de forma online. Sai do estágio de iniciante e pela primeira vez participarei de uma coletânea com crônicas sobre assuntos diversos.

A Santa Sede passou fazer parte da minha vida, primeiro eram às segundas e agora às quartas-feiras. Aquele dia da semana que eu espero ansiosa para compartilhar com meus colegas aquilo que, para além das palavras, conseguimos expressar. Tudo funcionado perfeitamente, mas o que quero mesmo é ir para o bar.

@fernandaquadros_escritora

 

 

11970cookie-checkDe volta ao bar

1 comentário em “De volta ao bar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.